... ...

Estrelinhas

dedico este cantinho as minhas estrelinhas que tanto amo

Lilypie 5th Birthday Ticker

10 novembro 2008

Trabalhona

─ Mamã, tu és trabalhona!

Como devem calcular, fiquei surpreendidíssima quando a minha Estrelinha B, um dia destes, me saiu com aquela exclamação.

De início entendi «trapalhona», mas, antes de tomar uma atitude, mantive a calma e procurei esclarecer o motivo de ela me chamar trapalhona, uma vez que não costumo usar de mentiras para as convencer de qualquer coisa. Por feitio e por princípio: acho que isso seria um mau precedente para a confiança futura e elas acabam por descobrir a verdade, mais cedo ou mais tarde.

De repente, o que me acudiu foi que ela tinha aprendido a palavra nova na escola e que não lhe conhecia muito bem o significado, por isso não poderia ser ofensiva a intenção, mas apenas ensaio e aprendizagem.

Ora, quando lhe perguntei porque me chamava trapalhona, ela respondeu:

─ Não é trapalhona é trabalhona. Tu fazes tudo aqui em casa e ainda trabalhas com a L (a minha colega de emprego) e tens pouco tempo para brincar connosco.

Ainda por cima, inventou uma palavra que não existe.

Imaginem a cena, eu de queixos caídos pela intervenção observadora da minha filhota que ainda nem tem quatro anos, mas consegui dizer:

─ Pois é, B. e vocês ajudam a mãe?

─ Ajudamos! ─ foi a resposta imediata das duas.

As minhas Estrelinhas são surpreendentes e estão a atravessar aquela fase em que querem saber tudo.

Tenho a sensação de que estou a aprender mais com elas do que elas comigo.

Depois fiquei a pensar: “Se eu tivesse reagido bruscamente pela suposta ofensa, teria sido péssimo e não sei como me perdoaria.”

Nunca devemos ser injustos com as crianças; elas têm o direito de ser ouvidas e esclarecidas se disserem algo de errado, porque, afinal, nada é maldade, mas apenas aprendizagem por tentativa e erro, e é a fase mais bela da vida.

Não a podemos perder e muito menos estragar com intervenções infelizes, tomadas intempestivamente.”

Uma mamã babada de duas Estrelinhas lindas!

2 Comments:

At 10:24 da manhã, Blogger nqdn said...

Mãe sensata que merece as meninas inteligentes que tem por filhotas!

E, como sempre, o tio Luís ficou comovido! lololo

Um beijinho para cada uma das três Estrelinhas!

C'est moi!

 
At 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de vocês nasceram alguém me disse:
«Vêm aí duas estrelinhas para iluminar o teu caminho!»
E é verdade: Vocês minhas Estrelinhas, minhas netinhas, são a minha luz!

Muitos beijinhos da vovó

Isaura

 

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:

Mãe de duas estrelinhas adoraveis!!!!!!!!!

Powered by Blogger