Um Eclipse das Estrelinhas
Estávamos na fila da caixa de um hipermercado quando olhei para trás e, numa enorme surpresa que se foi transformando rapidamente em aflição, dei pela falta das Estrelinhas:
─ Onde estão as meninas? ─ perguntei ao meu marido.
─ Não sei, ainda agora estavam aqui! ─ respondeu ele, olhando muito preocupado em todas as direcções.
Já o pânico começava a apoderar-se de mim, quando, em poucos segundos, elas apareceram radiantes, saltitando felizes, transportando uma bela hortênsia cor-de-rosa.
─ Para ti mamã! ─ disseram as duas ao mesmo tempo, entregando-me a flor que eu aceitei com muito prazer e profundo alívio.
A surpresa era agora bem diferente…
Durante o passeio das compras, as minhas filhotinhas viam coisas que lhes agradavam e pediam para lhes comprar isto e aquilo. Tentei explicar-lhes, docemente, que não se podia comprar tudo, que o dinheiro não chegava para tudo, que não cabia tudo em casa, que se enchêssemos a casa de coisas, depois não caberíamos dentro dela, etc.
Como nada as convencia, a certa altura, disse-lhes:
─ E vocês, não compram nada para a mamã?
A partir daí calaram-se e ficaram a magicar no que haviam de me comprar. O interesse delas passou a ser o de me presentearem, num gesto que me encheu de ternura e admiração!
Claro que não foram elas que pagaram a hortênsia, mas foi uma das mais belas e úteis compras que fiz em toda a minha vida!
Quando chegámos a casa, elas correram a colocar a flor numa jarra com água para que não murchasse.
Deixei-as fazer e depois disse-lhes:
─ Sentem-se aqui com a mamã, quero explicar-vos uma coisa!
Disse aquilo espontaneamente, mas não sabia muito bem como as havia de fazer entender a diferença entre uma flor natural e uma flor artificial. E comecei assim:
─ Esta flor não precisa de água porque é feita de um pano…
A quem quiser continuar uma explicação que seja percebida por uma criança de 4 anos, agradeço que a deixe num comentário.
Vamos mamãs e papás, puxem pela imaginação porque as nossas crianças merecem e precisam de ser informadas com a verdade, de um modo que possam entender e seja qual for o assunto!
Todo o tempo que «perdermos» com elas agora, será ressarcido, com juros de saúde e prazer de viver, no futuro!
1 Comments:
Realmente umas estrelinhas lindíssimas!!!!
Beijinhos
Patrícia
Enviar um comentário
<< Home